O que é a Segurança Cibernética? (Cyber Security)
A segurança cibernética é a proteção de sistemas conectados à Internet, incluindo hardware, software e dados, de ataques cibernéticos.
Em um contexto geral de computação, a Segurança da Informação compreende Segurança Cibernética, Segurança Física, Segurança de TI e Segurança de Pessoas.
Todas são usadas pelas empresas para proteger contra o acesso não autorizado à informação, seja em Datacenter e sistemas locais ou em nuvem e quaisquer outros sistemas computadorizados.
A segurança da informação, segundo seu modelo clássico é projetada para manter a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados, sendo a Segurança Cibernética um subconjunto com foco no ambiente online.
Além do conceito clássico de Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade, gosto de acrescentar conceito modernos como Autenticidade, Legalidade, Auditabilidade e não repúdio, pois estes são conceitos que são podem ser relegados a uma subcategoria nos dias de hoje.
Fonte: MindSec
Falar de Segurança Cibernética exclusivamente é concentrar em um subconjunto importante da Segurança da Informação, e que cada vez mais toma forma e induzem a criação de leis e regulamentações específicas. Como exemplo podemos citar a Regulamentação 4658 do Bacen e a LGPD, que devido a uma grande preocupação com os vazamentos de dados online e o risco sistêmico dos ataques cibernéticos e do uso de empresas terceirizadas em cloud, vieram regulamentar e normatizar critérios e penalidades sobre a proteção de dados nestes ambientes.
Elementos de segurança cibernética
Garantir a segurança cibernética requer a coordenação de esforços em todo o sistema de informação, que inclui:
-
Segurança de aplicativos
-
Segurança de cloud
-
Segurança de rede
-
Recuperação de desastres / planejamento de continuidade de negócios
-
Segurança operacional
-
Educação do usuário final
Um dos elementos mais problemáticos da segurança cibernética é a natureza em constante evolução dos riscos de segurança. A abordagem tradicional tem sido concentrar os recursos em componentes cruciais do sistema e proteger contra as maiores ameaças conhecidas, o que significa por vezes não proteger os sistemas contra riscos menos críticos.
Gostaria de saber mais?
A Cobracorps pode te ajudar!!
Postagens Recomendadas