Golpe do boleto bancário cresce 63,6% em 2019
Atualmente, uma das formas de pagamento mais utilizadas pelas pessoas é o boleto bancário. Por ser prático e de fácil acesso, muitos optam por pagar contas dessa maneira. Mas o que parece ser simples e seguro, pode tornar-se um problema.
O golpe do boleto falso, cada vez mais comum na internet, consiste na adulteração de dados bancários ou código de barras, em que o valor pago não é direcionado para o credor, mas sim para um destinatário desconhecido. Esse tipo de fraude acontece principalmente por meio de emissão de vias em sites, e-mail e WhatsApp.
Após realizar o pagamento, o consumidor recebe mensagens de cobranças referente ao boleto emitido, que já teria sido pago, e então percebe que foi vítima de um golpe. Não é incomum encontrar alguém que já tenha passado por isso ou que quase caiu na armadilha. Segundo o Reclame Aqui, o número de queixas desse tipo aumentou 63,6% neste ano.
Na hora de pagar uma conta é importante certificar-se da procedência do site, origem do e-mail e dados do código de barra. Empresas só enviam a segunda via quando o documento é solicitado pelo cliente, caso contrário, desconfie.
O que fazer se cair no golpe?
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) orienta o cliente a procurar, primeiramente, a empresa prestadora do serviço ou o banco envolvido na fraude para obter reembolso. Além disso, também é importante tirar cópias do boleto, comprovante de pagamento e ir até a delegacia registrar boletim de ocorrência.
Como não cair?
A Acordo Certo, empresa de renegociação de dívidas online, recomenda que as pessoas prestem atenção no valor do boleto, código de barras, dados do beneficiário e se há erros de português ou formatação no boleto gerado. Os primeiros dígitos da linha devem coincidir com o número do banco, e os últimos com o valor do documento (essa regra é válida apenas para boletos bancários). Além disso, é importante identificar se o site possui o Certificado Digital SSL, assegurando que as informações de domínio estão protegidas.
Dicas da Cobracorps TI:
Primeiro, quando existe uma cobrança seja ela de entidades como Magazine Luiza, carrefour, Americanas entre outras, uma telefonista poderia fazer o contato para informar sobre tal cobrança, vale ressaltar, que o usuário que está devendo alguma quantia, saberá o que está acontecendo imediatamente.
Se houver uma cobrança judicial, ou assuntos de pendências com a Receita Federal, será encaminhado um documento em papel, e não virtual.
Vamos a um exemplo de boleto.
Esse é um boleto recebido por e-mail.
Exemplo:
Sei que não tenho uma dívida de 1.299,79
Desta forma, posso deletar o e-mail imediatamente!
Veja na imagem abaixo:
Ao passar o mouse sobre o link, reparem que não irá para nenhuma entidade conhecida!
Um indício que o documento é falso e com certeza fará uma nova vítima.
Sempre que tiverem dúvida, passem o mouse sobre o link que irão automaticamente identificar que o endereço listado não compete a entidade informada!
Outra dica:
Se clicarem e forem para um determinado site, automaticamente será solicitado que baixem um arquivo!
NÃO FAÇAM O DOWNLOAD E NÃO ABRAM O ARQUIVO!
COM CERTEZA ALÉM DE INFECTAR O SEU SISTEMA OPERACIONAL, CERTAMENTE ABRIRÁ UMA PORTA DE ACESSO AO SEU EQUIPAMENTO PARA QUE O CRIMINOSO POSSA ACESSAR SUAS INFORMAÇÕES E ROUBAR SEUS DADOS, TANTO DE BANCO COMO ARQUIVOS PESSOAIS!
FIQUEM ATENTOS!!!!
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!
A Cobracorps pode ajudar você!