Dicas que facilitam a Gestão da TI

 em GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

É constante na vida dos gestores a preocupação com a  gestão da TI.  Ao mesmo tempo em que a tecnologia ganha um papel central em praticamente todas as operações, raramente os investimentos na área são aceitos pelo restante da empresa.

Por isso, é sempre bom estar por dentro e de como otimizar os recursos da TI para melhorar a gestão de uma determinada área ou de toda a empresa. Trabalhando de forma constante afim de ajudarmos a todos, preparamos este artigo com algumas dicas para gestão da sua TI.

Procure atuar diretamente no problema para fazer com que a sua  empresa tenha o desempenho e automatização de processos que precisa.

 

Metodologia para otimizar e melhorar a gestão da TI

As metodologias são os conjuntos de boas práticas e de processos predefinidos que auxiliam na gestão de equipes. Além disso auxiliam no desenvolvimento de produtos bem-sucedidos.

Se forem bem implementadas, as metodologias de TI reduzem o desperdício e concentram os esforços em recursos de alto valor, fazendo com que a empresa ganhe em eficiência e produtividade.

Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum o uso das metodologias de TI ágeis devido aos resultados que elas são capazes de trazer para times enxutos. Elas se tornaram populares principalmente no setor de tecnologia, devido ao impacto que trazem na produtividade e na velocidade de entrega.

Delegar tarefas

 No tempo em que as mudanças tornaram-se um imperativo, é necessário que o gestor saiba delegar tarefas e conceder mais autonomia aos colaboradores, criando, assim, uma dinâmica fundamentada na confiança, no empoderamento e, principalmente, na velocidade no processo decisório.

Delegar é essencial, principalmente após um período de crescimento da empresa. Esse tipo de processo tem de ser constante!
O não acompanhamento, gera a centralização novamente em um determinado key user, podendo voltar ao estado de inicio e desencadeando uma série de problemas.

A forma mais prática de fazer a priorização é dividir cada projeto em pequenas tarefas e classificá-las em ordem de importância e urgência, de acordo com o impacto de cada uma nos objetivos do setor de TI. Delegar o que for possível e coloque em segundo plano o que  for desnecessário naquele momento. O gestor deve focar apenas nas tarefas prioritárias.

Virtualização de Servidores

Cloud computing, ou computação em nuvem, é uma inovação tecnológica ajuda e muito seja na redução de custos como  na otimização de processos nas empresas.

Armazenar todos os dados e softwares necessários no dia a dia da empresa em um único local remoto, faz com que eles possam ser acessados a qualquer momento durante o dia de trabalho, sendo dentro da empresa ou em casa, trabalhando remotamente. Somado a isso, nunca mais um fluxo de trabalho ficará travado porque os arquivos estão localizados no servidor e o mesmo parou de funcionar.

Todos esses ganhos trazem melhorias dos processos de gestão de uma empresa. Com certeza terá maior controle das atividades da equipe quando eles estiverem trabalhando com a computação em nuvem.

Revise custos operacionais

 

Monitore constantemente o uso e performance dos recursos operacionais. Fique ligado as novidades do mercado para saber se não existem melhores soluções e econômicas do que as que você utiliza.

Reduzir custo com sabedoria é otimizar e melhorar processos internos para seu próprio negócio!

Tenha metas definidas

Tenha um planejamento de TI com metas que deverão ser atingidas pelo setor, e certifique-se de que elas estejam de acordo com os objetivos do negócio.

Entretanto, não adianta nada  impor metas e objetivos, e só voltar a trata-las daqui um tempo ou quando já estiver tudo de ponta cabeça. Procure acompanhar constantemente o desempenho da equipe. Uma forma muito popular e eficiente de mensurar os objetivos é por meio da definição e do monitoramento dos Keys Users, os famosos, usuários chaves dos departamentos.

 

 

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato conosco!

 

Postagens Recentes
WhatsApp chat